segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Lançamento a 7 de Fevereiro


Já aqui anunciei que a partir de 5 de Fevereiro estará nas livrarias o meu novo romance, Jardim Botânico, publicado pela Quetzal. O lançamento está marcado para dia 7 de Fevereiro, às 18 e 30, na livraria Bertrand do Chiado, em Lisboa. A apresentação será feita por Pedro Mexia. Lá esperarei todos os leitores de Emoções Básicas.
Este é o meu quinto livro publicado. Alguns dos anteriores já não estão disponíveis, como é o caso do primeiro.
Quanto a Jardim Botânico, tem por cenário a perturbação político-militar na Guiné-Bissau em 1998.

Deixo dois excertos:
"A planície torrava ao sol e parecia não ter fim. A travessia durava há sete horas. A estrada desenhava uma longa linha recta sobre a paisagem semidesértica. O chão árido fora pincelado em tons de castanho e ocre. Daniel via as árvores secas, solitárias no meio de campos ocos, arbustos espinhosos que formavam fileiras contra o vento áspero e algumas ervas sôfregas, queimadas, que sobreviviam entre as pedras. A atmosfera era uma lente a distorcer o movimento preguiçoso dos rebanhos de cabras magras"(...)

E. muito mais à frente:
"O cadáver jazia no meio da estrada, formando à sua volta uma mancha de líquidos que tinham escurecido a terra. Sobre o corpo, o tecido de uma farda, que perdera a cor; e o calor chupara a carne, até não restar mais do que uma superfície lisa e seca, que parecia feita de plástico ou de algum material artificial, meio transparente ou pouco compacto. A pele mantinha um tom róseo, mas havia grandes zonas brancas, o que a princípio pareciam ser ossos a despontar entre aquela massa esmaecida; mas não era isso, antes uma substância leitosa, talvez um manto de bactérias"

Sem comentários:

Enviar um comentário