sexta-feira, 17 de setembro de 2010

A crise financeira segunda Átila, o Huno


O magnificente Átila, o Huno, tinha um pequeno problema de tesouraria e mandou chamar o conselheiro Paupérrimus, que tinha sido contratado em Roma, na escola liberal de finanças da Rua Áurea.
“Miserável verme Paupérrimus, mandei empalar os meus cinco anteriores ministros das finanças, esses traidores, mas continua a faltar-me dinheiro. Que devo fazer?”
“Oh, esplendor das estepes, podíamos recorrer ao clássico de mandar privatizar a economia”, disse Paupérrimus, que tremia como varas verdes.
“Isso não dá. Está tudo privatizado em meu nome. Podia tentar vender os nossos assessores romanos, mas julgo que ninguém está disposto a pagar por eles…”
“O problema, ó sublime académico e ditador imprevisível, é que para equilibrarmos as contas temos de colocar as despesas iguais às receitas, portanto, ou baixamos as primeiras ou aumentamos as segundas. Por isso, parece-me lógico proceder a um aumento de impostos”.
“Os hunos não gostam de pagar impostos, toda a gente sabe isso, ó insecto rastejante. E se a taxa de IRS já está em 100%, não vejo como é que a posso aumentar. Até eu, que sou analfabeto, sei fazer essa conta”.
“Uma redução da despesa do Estado, então…”
“Pareces um jumento, ó Paupérrimus. Isso nunca foi tentado, porque é impossível. A despesa alimenta o monstro e se deixas de alimentar o monstro, ele devora-te. Isso é o Bêabá da política, ó francamente estúpido”.

“Mas se continuamos a gastar assim, mais do que aquilo que temos, vamos continuar a acumular dívida e estaremos sob o ataque dos mercados…”
“Estamos a ser atacados? O Grande Átila o Huno está a ser atacado? E ninguém me dizia?”
“É uma metáfora, ó grandioso e sublime terror dos pusilânimes. Na realidade, os mercados fazem subir os juros da nossa dívida, de forma que esta se torna cada vez maior. É como se vossa majestade grandiloquente tentasse cavalgar levando um peso que aumentava ao longo do tempo. A certo ponto, o cavalo entrava em colapso e vossa soberba perfeição teria de prosseguir a pé”.

“Não gostei nada dessa tua metáfora, ó velhaco ululante”.
“Peço infinitas desculpas a vossa melhoria, mas os cofres do estado estão vazios e os credores estão à porta”.
“E de onde são os nossos credores?”
“De Roma”.
“Os que estiverem à porta, manda-os passar à espada. Isto de ser atacado pelos mercados não me agrada. A melhor solução é retribuir. Onde ficam esses mercados?”
“Em Roma”.
“Pois bem, invadimos Roma”.

Átila estava tão contente com a solução que encontrara para a crise financeira que colocou o braço no ombro de Paupérrimus, até com algum afecto e cumplicidade.
“És um bom conselheiro, infeliz e deplorável lombriga, e como és também um homem do mundo, queria fazer-te uma pergunta: como é que são as romanas?”
Paupérrimus ainda pensou em dizer que a invasão de Roma ia aumentar a despesa, devido aos custos da campanha militar, mas teve o bom senso de responder à pergunta:
“São bonitas”.
“Sempre quis ter escravas romanas. Ouvi dizer que têm mamas grandes”.
Neste ponto, o conselheiro foi demasiado profissional e franco. Tentou desfazer o equívoco:
“Pelo contrário, ó imperador das planícies infinitas. As mulheres romanas são obcecadas pela magreza e só comem saladas”.
Átila ficou pensativo. Depois, um pouco irritado, ordenou:
“Não faz mal, ó pobre ignaro. Vais colocar uma nova rubrica na coluna das despesas do Estado: um programa de engorda para as minhas futuras escravas romanas. Valerá bem o custo. Terão refeições de hora a hora e tudo do melhor, bolos com natas, carne suculenta e nada de saladas”.



Sem comentários:

Enviar um comentário