segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Consultório do doutor Benji (4)


Doutor Benji, preocupa-me a subida do IVA para 23%, para cobrir o buraco orçamental. Isso significa que somos nós, as gatas e os gatos, a pagar outra vez a factura. Que fazer? (Lulu, Lisboa).
Tem toda a razão. Somos nós a pagar a crise e 23% é manifestamente injusto. E onde estão as contrapartidas? Temos a comida enlatada a uma taxa elevada de imposto, fazemos mover a economia, contribuímos com a nossa alimentação para a receita fiscal bruta. E onde estão os serviços para gatos, as clínicas para gatos, as escolas especiais para gatos, os hotéis públicos durante as férias dos nossos donos? O facto é que não há serviços para nós, não há socialismo que nos defenda. É pagar e não miar.

Estão na moda estas coleiras para gatos que nos impedem de lamber os nossos traseiros e manter a devida higiene. A minha dona diz que preciso da minha coleira para tratar uma ferida, mas não acredito. Acho que ela me está a enganar. (Faísca, Cascais).
Teve imensa sorte, caro Faísca, pois a sua coleira, com guizos titilantes, poderá permitir-lhe virar o feitiço contra o feiticeiro, neste caso, a feiticeira. Torture a sua dona com barulho constante da coleira. Faça frenéticas danças de guerra no quarto, quando ela estiver a dormir. Faça-lhe ver que nós, os gatos, não fomos feitos para usar coleiras que nos impeçam de lamber o nosso traseiro, que como todos sabem é uma zona sensível que precisa de lavagens constantes. Não é natural, quando a nossa língua não chega a todos os pontos do nosso corpo. Em relação ao design da sua coleira, em particular, trata-se de um cruel insulto. Quando é que os macacos humanos vão finalmente perceber que nós, os gatos, não temos sentido de humor e, portanto, não podemos ser bobos da corte?

Tenho visto na National Geographic felinos que andam soltos pela planície e que caçam búfalos. Os meus donos obrigam-me a caçar moscas e insectos voadores. Esta situação é legal? (Fifi, Amadora).
Não existe legislação nacional sobre o trabalho gatal, mas a convenção universal dos direitos dos animais, reunida em Nova Iorque, equiparou o trabalho gatal ao trabalho braçal, pelo que o seu trabalho não remunerado equipara a escravatura. Na realidade, pode processar os seus donos e obter uma choruda indemnização, mas tente recebê-la já com o IVA pago, senão terá de descontar 23%. Ou, se os seus donos são trabalhadores por conta de outrem e se não conseguem fugir aos impostos, o melhor é fazer-lhes ver que se querem um animal para caçar moscas, devem comprar um daqueles lagartos de língua comprida. Vi na National Geographic, são muito mais eficazes do que os mata-moscas tradicionais.

Sem comentários:

Enviar um comentário