domingo, 28 de agosto de 2011

"Pensar como Uma Montanha"


A partir de hoje, durante algumas semanas, transcrevo aqui frases do fundador da Ética da Terra - o americano de origem alemã Aldo Leopold (1887-1948) - que encontro na tradução para o nosso português do seu livro A Sand County Almanaque (1949), editada pelas Edições Sempre-em-pé em 2008 com o título Pensar como uma Montanha.
São pequeninos textos. Talvez possa deixar um por dia, talvez apenas dois ou três por semana. O certo é que um, na sua simplicidade ou profundidade, universalidade ou actualidade, na sua poesia, humor, beleza ou leveza, tem o condão das asas próprias, de ficar a ecoar nas nossas cabeças, de saltar por cima do tempo como se ele ali não estivesse, talvez até de influenciar os bits informáticos e impressionar o apático hardware. Talvez, não sei. Logo veremos.
Primeira delas:

“É uma ironia que as grandes potências tenham descoberto a unidade das nações no Cairo em 1943. Os gansos de todo o mundo tinham essa noção há muito tempo já, e todos os anos em Março apostam a sua vida nessa verdade essencial.”

Sem comentários:

Enviar um comentário