terça-feira, 2 de agosto de 2011

Aniversário

O Emoções Básicas faz hoje um ano. No primeiro post escrevi o seguinte:

Esta seria a minha primeira experiência. Não quero abusar da paciência de ninguém. Este blogue serviria para uma espécie de diário pessoal, mas um diário público é um absurdo. Nunca confessamos os nossos pensamentos mais íntimos, antes os disfarçamos numa sucessão de vidas paralelas, como se tivessem deixado momentaneamente de ser os nossos. Seria cruel escrever a verdade. Ou não será esta a essência da literatura, habitar outras existências, como fazem os actores, mas sem sermos nós? Criar universos que não sendo os que nos rodeiam, diferindo subtilmente destes, não resultam apenas da nossa fantasia? É isto que tentarei fazer aqui: imaginar, observar, relatar experiências, embora quase nunca parecendo isso, disfarçando o autobiográfico com a camuflagem do ponto de vista. E juntar todas as emoções num catálogo, num almanaque apropriado.
Saudações aos leitores. A intenção deste blogue era criar uma espécie de oficina de escrita, com liberdade de estilos, que pudesse evoluir, a pouco e pouco, na direcção de uma autêntica revista literária online. Eu dei o pontapé de saída, depois entraram o João Villalobos e o saudoso Pedro Beça Múrias, um homem bom que infelizmente nos deixou.
A equipa foi crescendo e continuará a aumentar. Sei que o projecto era demasiado ambicioso, mas julgo que neste ano se acumulou aqui um trabalho de diferentes autores, com reflexões sobre cultura e alguma produção literária original. Houve muitos altos e baixos, pois é difícil ter disponibilidade para um trabalho exigente e voluntário. Nos blogues literários, a maior dificuldade é conseguir obter um ritmo que atraia os leitores e os fixe a uma leitura diária. Neste registo, quando aumenta a produção, baixa sempre a qualidade. Podíamos ter optado por um blogue literário tradicional, com noticiário e leituras de livros, mas preferimos apostar na crónica, no conto e na poesia. É uma aposta difícil, eu sei, mas os autores têm pelo menos uma obrigação, a de lutarem contra a invisibilidade do seu trabalho.

2 comentários:

  1. Parabéns. A qualidade, é notável, e o assinalar da data é muito merecido. Sorrisos a todos, e continuação.

    ResponderEliminar