segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

A Costureira sem Cabeça

Já está à venda nas livrarias o novo livro de Fernando Madaíl, um dos autores deste blogue. "A Costureira Sem Cabeça", edição da Oficina do Livro, é um romance breve (ou novela) sobre o 5 de Outubro de 1910, tendo por base leituras de jornais e muito trabalho de investigação. O autor consegue contar uma história simples, condensada, obtendo ritmo alucinante e humor permanente. A sociedade portuguesa é observada num só dia, sob múltiplos pontos de vista, mas com o eixo da narrativa centrado numa única personagem, a costureira Amélia, em torno da qual gira a inesgotável galeria de figuras lisboetas. As vozes deste coro vão comentando, na saborosa linguagem da época, os episódios da revolução.
Os capítulos são curtos e a acção está fragmentada, como se tudo decorresse numa espécie de filme antigo. Os pontos fortes da obra de estreia na ficção de Fernando Madaíl são sem dúvida a riqueza de expressões e de vocabulário; a perfeição do estilo, com imagens subtis e de bom gosto; e o registo linguístico da época, do qual o autor capta sobretudo o lado jocoso, incluindo a profusão de frases francesas (agora, usamos mais o inglês que ouvimos na TV).
"A Costureira Sem Cabeça" ajuda-nos a compreender melhor o tempo dos nossos avós e bisavós. O lançamento público será em Lisboa, esta quarta-feira, dia 23 de Fevereiro, no piso 7 de El Corte Inglés, às 18 e 30. Apresentação de Francisco José Viegas. Mais pormenores, aqui.

Sem comentários:

Enviar um comentário